PROJETS


CORPS BALADEUR

 



Este projecto é um verdadeiro encontro com o bairro de Figuerolles em Montpellier. Não queremos de todo chegar, inventar qualquer coisa que achamos bem e fazer com isso um espectáculo dito criativo e cultural. Antes demais pretendemos relacionarmo-nos com o bairro no estar lá, convidar, encontrar, conversar, realçar, acompanhar, os movimentos e as pessoas deste território tão interessante. Este bairo tem uma textura muito própria tecida pela convivênvia e cohabitação no mesmo espaço social de diversas culturas. O seu tecido humano é particularmente poroso e acolhedor das multiplicidades, e parece criar uma atmosfera propícia à criação de elos sociais e humanos, ao encontro e à relação no respeito das diversidades. Claro que também esconde raízes, subterrâneos, invisibilidades menos fluídas e móveis. 

Somos seis pessoas, bailarinas, fotógrafos, videastas, criadores, amigos e habitantes do bairro a encontrarmo-nos regularmente na rua, cada dia com uma trajectória de investigação aberta mas precisa, que visa : numa primeira fase, recolher os cheiros, rastos e silhuetas do que nos move e inquieta neste bairro; num segundo momento, atravessar o bairro a partir duma proposta geográfica concreta, e duma abordagem pessoal de cada um dos participantes, que tem por intuito acompanhar o grupo através dum olhar subjectivo do bairro; numa terceira fase começamos a abrir para as pessoas, com conversas e propostas de fazer-junto algo que nasce do nosso encontro com essas pessoas no bairro; numa quarta etapa vimos trazer visibilidade ao que suspeitamos ser importante dizer e expressar junto de nichos que nos acolhem e fazem sentido no bairro; finalmente pretendemos partilhar o nosso caminho sob a forma de um dispositivo socio-artístico público que chamaremos de “micro-festival”.

Os resultados vão sendo o desdobrar das possibilidades de relação com as pessoas e nichos que já conhecíamos mas com os quais partilhamos agora outros olhares e percepções com profundidade. O projeto está suspenso por algum tempo, mas o nosso objectivo é de continuar este belo caminho e contribuir com esta acção para uma micro-política artística, que faz de nós artistas e moradores parte duma mesma malha de relações, ajuntando sem fundir, subvertendo sem separar, realçando a partir do que já existe o que nos parece importante valorizar e iluminar.

 



 

 

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire